Wednesday, October 15, 2008

Novo presidente dos Travadores diz que encontrou o clube com um passivo superior a 24 mil contos


Praia, 15 Out (Inforpress) - O novo presidente do Desportivo dos Travadores, João de Deus Carvalho “Djonsa”, afirma ter encontrado o clube com um passivo superior a 24 mil contos herdado da direcção cessante que foi comandada por Álvaro Leitão da Graça “Vito”, durante 18 anos.
Em entrevista exclusiva à Inforpress, João de Deus disse que esse passivo advém da dívida do clube ao antigo presidente, avaliada em mais de 13 mil contos e uma outra superior a 10 mil contos, contraída durante a época passada.
Em termos de activo, João de Deus avançou que encontrou na conta do clube pouco mais de 11 mil escudos, o que, segundo disse, significa que a nova direcção vai partir do “zero”.
“Nós encontramos o clube com um “elevado passivo” porque gastava-se mais do que aquilo que o clube tinha, o que é um contra-senso na sua gestão”, considerou o novo presidente dos Travadores, considerando, que doravante, o que importa é reduzir as despesas desnecessárias e maximizar receitas.
Em vista a debelar essa situação, João de Deus avançou que a direcção já está em negociações com o Banco Comercial do Atlântico (BCA), no sentido de rever a taxa de juros do empréstimo que o clube contraiu junto desta instituição financeira, aquando da construção da sua sede.
Uma outra medida já em carteira, conforme frisou, perspectiva levar com que os sócios dos Travadores passem a pagar regularmente as suas quotas, via banco, por forma a se evitar os eventuais constrangimentos pela via de cobrança através dos funcionários do clube.
A garantia de um patrocinador para o clube e apoio financeiro vindo de empresas públicas e privadas, com a aplicação da “Lei do Mecenato”, são outras formas de reforço financeiro que os Travadores vão tentar conseguir para fazer face à sua difícil situação financeira.
João de Deus aposta na recuperação financeira do clube como forma de, segundo disse, “devolve-lo aos sócios”, o que significa, por outras palavras, a assunção plena da responsabilidade por parte dos mesmos,
Entrando concretamente na parte desportiva, “Djonsa” avança que a sua direcção já está a trabalhar no sentido de “relançar os Travadores” na senda do futebol cabo-verdiano “e devolver o orgulho perdido aos adeptos, para o bem do futebol, santiaguese e nacional”.
Nesse âmbito, apontou o facto de o clube estar a ser treinado pelo técnico Valdir Moreno e de se ter contratado, entre vários outros elementos, o ex-médio do Sporting Platini, Samir da Ribeira Grande, o Ailton que está de volta depois de dois anos de lesão e o Lemos, antigo internacional cabo-verdiano que fez a sua carreira futebolística em Portugal.
Em termos de saídas, lamentou a perda dos dois guineenses, Edmar e Ridnei, que assinaram pela a Académica da Praia, estando ainda em dúvida a permanência do atacante Adir, que se encontra em São Nicolau devido a doença do pai.
“Este ano os Travadores vão apresentar uma equipa mais competitiva e aguerrida, baseada na disciplina e trabalho”, garantiu, João de Deus, sublinhando que o objectivo da equipa encarnada é sempre lutar para o título e estar presente no campeonato nacional de futebol
Inforpress

No comments:

Post a Comment