Wednesday, October 15, 2008

São Vicente/Futebol: Época 2008-2009 com calendário definido


Mindelo, 15 Out. (Inforpress) – Os clubes oficiais da ilha de São Vicente e a Associação de Futebol estão de acordo quanto ao plano de competições para a época futebolística 2008-2009, cujo arranque ficou agendado para dia 25 com a Supertaça, a disputar entre Derby, campeão regional, e Mindelense, vencedor da taça da ilha.
Clássico local a abrir as competições oficiais, a partir daquele jogo e até ao mês de Maio a bola rola sem parar no Mindelo, excepção feita a um fim-de-semana do final do mês de Dezembro, em que se regista uma paragem nas competições.
A programação proposta pela associação, e avalizada ontem pelos clubes, em reunião convocada para o efeito, trás a novidade de, parte das jornadas da 1ª Divisão, que seriam disputadas nas tardes de domingo, passarem a disputar-se, a partir do mês de Dezembro, na noite de sexta-feira, no estádio “Adérito Sena”.
Assim, de acordo com o presidente da associação, Daniel Jesus, agora que o estádio está em vias de estrear nova iluminação, não fazia sentido não retirar benefícios desta “mais-valia”, pelo que o domingo fica livre para as competições da 2ª Divisão e para o futebol juvenil.
Uma outra novidade para esta época é a mudança que se vai operar nas idades dos escalões de futebol juvenil.
O assunto está em cima da mesa, não há ainda uma conclusão, tanto mais que as provas nos escalões de formação devem arrancar em Dezembro, mas a mudança deve acontecer na sequência dos novos regulamentos da associação de futebol que entram em vigor esta sexta-feira, segundo o presidente da AFSV.
Assim, as nomenclaturas sub-15, sub-17, sub-19 devem passar, de acordo com a proposta, para sub-14, sub-16 e sub-18.
Quanto ao quadro de provas, mantêm-se o arranque do torneio de abertura para o dia 1 de Novembro e, em relação aos campeonatos regionais, o da 1ª Divisão deve iniciar dia 19 de Dezembro e o da 2ª Divisão dia 1 de Fevereiro de 2009.
Finalmente, a Taça São Vicente tem primeira eliminatória agendada para o dia 22 de Janeiro e a final prevista para 02 de Maio.
Inforpress

No comments:

Post a Comment