Friday, October 3, 2008

Tanzânia quer dificultar a Selecção Nacional de Futebol


“NÃO SERVIREMOS DE ESCADAS PARA CABO VERDE ATINGIR O TOP 20”
Dar Es Salam, 03 de Outubro - A Federação de Futebol da Tanzânia (TFF) está a levar muito a sério o jogo contra Cabo Verde, a contar para última jornada do grupo 1 da segunda fase de qualificação conjunta para a CAN e Mundial de 2010. O Jogo está marcado para o dia 11 deste mês no Estádio Nacional em Dar Es Salam.
O secretário-geral da TFF Frederick Mwakabela disse ontem que as estrelas “TAIFA” não vão permitir que Cabo Verde use o encontro para atingir o top 20 da competição batendo a sua equipa em casa.
Mwakabela frisou ainda que este é um jogo muito importante para a equipa Tanzaniana porque uma vitória lhes permite melhorar a classificação no ranking da FIFA. O dirigente referiu que o treinador tem consciência da importância deste jogo apesar de a Tanzânia ter falhado as qualificações para Africa do Sul e Angola.
“Não serviremos de escadas para Cabo Verde atingir o Top 20. Vamos jogar com determinação tendo como objectivo a vitória e a melhoria das nossas posições ao nível do Futebol Mundial” diz Mwakabela.
As estrelas Tanzanianas começam a treinar amanhã em Dar Es Salam com os mesmos jogadores pré seleccionados para o jogo contra as Maurícias.
Eis a lista dos 27 pré seleccionados: guarda-redes - Ivo Mapunda, Farouk e Deo Mushi; defesas - Shadrack Nsajigwa, Nurdin Bakari, Kelvin Yondani, Salum Swedi, Nadir Haroub, Meshack Abel, - Juma Jabu, e Amir Maftah; médios - Henry Joseph, Geoffrey Bonny, Athuman Idd, Shaban Nditi, Haruna Moshi, Nizar Khalfan, Kigi Makasi e Jabir Aziz; Avançados - Uhuru Selemani, Mrisho Ngassa, Mussa Mgosi, Jerson Tegete, Moses Godwin, Ahmed Mohamad, Himid Mao.
O secretário-geral da FTF disse que o Seleccionador Márcio Máximo, Poderá não fazer modificações no plantel tendo em vista a manutenção da possibilidade de uma vitória ao mesmo nível do jogo frente as Maurícias, onde golearam por 4-0.
Mwakalebela acrescentou ainda que este jogo é encarado como uma rampa de lançamento em direcção a Copa África das Nações para os jogadores não profissionais.
O astro ofensivo do Simba SC, Haruna Moshi, foi escolhido para fazer parte dos 27 jogadores da selecção Tanzaniana (Taifa Stars), para o jogo frente a Cabo Verde. O treinador Márcio Máximo diz estar a dar uma segunda oportunidade ao jogador esperando que este supere os seus problemas disciplinares.
O Brasileiro excluiu Moshi quando este não compareceu na concentração, em Abril, no dia estabelecido alegando problemas familiares.
Outro Jogador Surpresa na equipa é o jovem avançado do Simba, Moses Godwin, pouco habituado às manchetes dos jornais. “Godwin é jovem, fisicamente forte e muito alto pode ajudar-nos a ter um leque variado de opções” disse Máximo, que se manteve fiel as suas crenças, assegurando Ivo Mapunda e Nizar Khafan, que estão neste momento a prestar provas para equipas profissionais, na Etiópia e na China respectivamente.
O brasileiro deixou Mapunda fora de acção durante mais de um mês mas continua a acreditar que ele é o melhor do Pais. “Estou sempre em contacto com ele e recentemente disse-me que está a fazer treinos intensivos, por isso decidi chama-lo, e quando ele vier logo veremos.
Quando confrontado como o facto de que Mapunda e Khafan ainda não são jogadores profissionais e que eles não poderão ser utilizados quando enfrentarem o Sudão no novo torneio Africano para jogadores a actuar em casa, Máximo disse que eles ainda são jogadores do Yanga e Moro United, respectivamente. “Eles ainda estão a prestar provas, ainda não assinaram porque a janela de transferência ainda esta fechada, isso torna-os aptos para jogar” disse Máximo.
O treinador que normalmente recusa fazer comentários sobre os seus jogadores fora do seu plantel disse que usou como critérios de selecção a disciplina, a performance e a idade. Máximo diz que a idade foi um dos critérios porque ele está também a procura de jogadores que ajudem o país no futuro e não apenas hoje. Para enfatizar o seu argumento, máximo escolheu dois jogadores dos sub 17, Ahmed Mohamada e Himid Mão, para que possam ser expostos e ganhem experiência nos treinos com os seniores.
“O futuro do futebol é sempre construído com jovens jogadores e por isso decidi incluir Mohamad e Mão na Equipa” argumentou Máximo.
Liberal

No comments:

Post a Comment