Saturday, December 20, 2008

Caso: Penha e Babanco - ESCLARECIMENTO DO BOAVISTA FC


Praia, 19 de Dezembro - A Direcção do Boavista Futebol Clube da Praia, indignada com tamanho cinismo e claro oportunismo demonstrados pelo Engº Rui Évora naquilo a que chamaram de “Esclarecimento Público” o qual mais não foi que uma carta contraditória imbuída de esperteza, carregada de falsidades e a transbordar de mentiras, vem através desta missiva prestar os devidos esclarecimentos ao Cabo Verde desportivo.
Vamos ser claros e directos! Realmente os dirigentes (alguns) do Sporting da Praia viram-se forçados a, como afirmam, fazer a defesa do bom(?) nome e reputação dos seus dirigentes. Isso porque realmente e como é por demais sabido e comentado nos meios desportivos, esses (alguns) dirigentes do Sporting C. P. têm demonstrado muita arrogância e um tremendo desrespeito e desprezo pelos outros clubes e gozam da fama (má) de não cumprirem com os compromissos assumidos com os seus atletas. São os próprios jogadores que o afirmam. Mas isso são contas de outro rosário nas quais não deve intrometer-se a direcção do Boavista F.C. pelo que a responsabilidade desta carta aberta cabe inteiramente á pessoa do Presidente da Direcção do Boavista F.C. na medida em que o pretenso esclarecimento público visava particularmente o Presidente do Clube, cobarde e injustamente agredido e caluniado com o viru(s)lento ataque do Sr. Engº Rui Évora.
As contradições
O Sr. Paulo Veiga, Vice-Presidente do Sporting num semanário local no dia 28 de Novembro e a propósito do “nada” acusava e incriminava os dirigentes do Boavista de agirem de má fé por terem “começado” a negociar o atleta Penha com o Inter de Luanda antes do mesmo ter assinado pelo Boavista. É o próprio comunicado do Sporting que no ponto 8 afirma que o jogador viajou para Angola para tratar de assuntos pessoais e que a seu pedido, a Direcção do Sporting estabeleceu contactos com o Inter de Luanda. Afinal em que ficamos? O Vice acusa o Boavista de ter iniciado as negociações e o Presidente afirma que foi o Sporting a iniciá-los. Ora, contactado pela Rádio Nacional o Presidente do Boavista apenas reagiu ás acusações do Sr. Paulo Veiga, repondo claro, a verdade. Não gostaram? Então limitem-se a falar a verdade.
Disse ainda na mesma entrevista o Sr. Paulo Veiga que informaram o Inter de Luanda que a partir do final da época poderiam negociar com o Boavista F.C.
No ponto 10 e 11 do Comunicado o Sr. Presidente do Sporting afirma que manteve sempre informado o Inter de Luanda que o jogador Penha tinha assumido um compromisso desportivo com o Boavista e que todas as questões deveriam ser tratadas directamente com o Boavista. Grande falsidade, enorme inverdade e tamanho cinismo!
Temos em nosso poder e já é do conhecimento público que o Sporting através do Sr. Paulo Veiga e em nome da Direcção enviou uma proposta e posteriormente uma contraproposta ao Inter de Luanda. Até aqui tudo normal. Mas o anormal e contraditório é que esse email foi enviado a 14 de Outubro de 2008! Falou em postura, Sr. Presidente do Sporting? Negociar/vender aquilo que não lhe pertence? Isso é o mesmo que vender o carro do vizinho ou assinar um cheque alheio. Repito, temos a prova do email enviado pelas mãos do próprio Presidente do Inter de Luanda através do jogador Penha indignado e revoltado com a postura (?) dos dirigentes (alguns) do Sporting, que na ganância de receber os milhares de dólares propostos pelo Inter de Luanda foram céleres a baixar a proposta do contrato na ânsia de passarem a perna ao Boavista (expressão de um dos dirigentes envolvidos), mesmo prejudicando e empenhando o futuro do revoltado Penha.
A postura dos dirigentes do S.C.P
E agora, Sr. Presidente? Falta dizer que a 14 de Outubro pediam ao Inter de Luanda (e em bom crioulo) “dja nu baxa preçu ma nhos tem qui manda dólar faxi na um só prestaçon!” Elucidativo.
É essa a postura que aconselha ao Presidente do Boavista, no ponto 12 do seu comunicado? Faça bom proveito e fique sozinho com esse tipo de postura.
Para continuar, no ponto 9 do seu comunicado afirma que o jogador Penha esteve sempre a par das negociações Inter/Sporting. Nada mais falso. É o próprio jogador a confessar-nos a sua revolta e indignação. Penha regressou ao Boavista com as despesas todas pagas pelo Presidente do Inter afim de junto do Sporting rogar a carta de alforria, escravo que estava da desonestidade e maldade da Direcção do Sporting C.P. Para vosso desgosto Penha deverá regressar a Angola nos princípios de Janeiro para a 15 do mesmo mês seguir para o estágio da equipa de Augusto Inácio na África do Sul.
Digo deverá, pois nunca se sabe o que farão os dirigentes (alguns) do Sporting para cortar as pernas ao jogador. Falta apenas um pormenor: Penha só assinou a ficha com o Boavista no dia 06 de Agosto, altura que por ironia já se encontrava “dispensado” pelo Sporting, que entretanto ainda em Outubro nunca se dispensou de continuar tentando vender jogadores alheios. Quanto ao jogador Penha estamos conversados.
O caso de Babanco e a Académica de Coimbra
Passemos ao jovem internacional Babanco. A Académica de Coimbra através do prestigiado capitão da nossa selecção nacional Lito, manifestou interesse na contratação do Babanco para a época 2008/2009. A Direcção do Boavista F.C desde a primeira hora informou a Direcção da Académica de Coimbra e ao internacional Lito que a transferência só se poderia concretizar depois de 31 de Julho de 2008 porque até aquela data, fim da época, prorrogada depois para 31 de Agosto excepcionalmente e devido ao recurso interposto pelo Sporting (o tal que permitiu passar ás meias-finais através da secretaria), o mesmo era jogador do Sporting.
Fomos coerentes a ponto de todas as démarches terem sido conduzidas através do representante do Babanco, Sr. Augusto Vaz, que gratuitamente, defendeu a par do Boavista os interesses e o futuro do Babanco. Sabe quem o prejudicou Sr.Presidente ? Você e a sua direcção com cinismo e muita desonestidade, quando depois do dia 31 de Julho e quando o PTA do Babanco já estava a caminho, o empresário português, Sr. J.F. telefonou-nos dizendo que tinha dado entrada na secretaria da Académica de Coimbra uma nota do Sporting da Praia reivindicando que tinha contrato com o jogador e que Babanco pertencia ao Sporting da Praia. Inqualificável procedimento sim, da Direcção do Sporting que finge não saber que as épocas desportivas terminam a 31 de Julho. Convém relembrar que muito antes dessa data o jogador já tinha sido “dispensado” pelo Sporting da Praia. Fique sabendo, Sr. Presidente, o Boavista apanhou o comboio em andamento, ou seja, não estabeleceu nenhum contacto inicial com a Académica de Coimbra. Como se tratava de uma transferência para a época 2008/2009 o jogador era nosso e bem nosso, e a intenção foi claramente ajudá-lo a sair para Portugal á procura de um futuro, que o Sr. Presidente e a sua Direcção, injustamente e desonestamente impediram. Aliás em conferência de imprensa na TV o jogador e o seu representante (não o Boavista) acusaram prontamente a estratégia malévola e impiedosa movida pelo ódio e pelo rancor para com Babanco, um jogador que já dera muito de si ao Sporting e não terá recebido o pouco prometido e assumido.
Nós, Boavista Futebol Clube da Praia, fizemos por ele em poucas semanas aquilo que os senhores não fizeram em anos. É esta a realidade. Mas Babanco será, para sua mágoa, transferido para o futebol português!!
A tentativa de travar “Stopyra”
Tentou a Direcção do Sporting também inviabilizar a transferência de Stopyra para o Santa Clara, mas aí foram apanhados de surpresa. A sagacidade e a competência dos envolvidos, Dr. João José (Jota) e Dr. Augusto Vaz e do Boavista F.C. falaram mais alto, anulando o rancor e o ódio não dando qualquer chance á Direcção do Sporting de anular a transferência, e Stopyra para vosso desgosto encontra-se em Portugal.
Diz o Sr. Presidente do Sporting no ponto 4 a sua indignação pelo facto do Boavista contratar jogadores após o término do regional e já no fim do campeonato nacional. Memória curta, curtíssima tem o Sr. E a sua direcção. Então qual foi a equipa que há 3 anos foi contratar Lenine e Tigana a meio da primeira volta do Regional, aliciando-os e contratando-os quando jogavam tranquilamente no Boavista? Dá vontade de rir, Sr. Presidente. Lá diz o ditado: quem com ferro mata com ferro morre. Foi esta mesmíssima direcção a protagonista daquilo a que agora apelidam de postura indigna.
Quer dizer, quando é o Sporting a ir buscar os jogadores a outras equipas aliciando-os de várias formas, está tudo bem! É a força do poder, do dinheiro, da arrogância, a ponto de dar-se ao luxo de conseguir manter uma equipa(boa) no campo, outra equipa (boa) no banco de suplentes e uma terceira equipa (boa) na bancada. Pois é, esse tempo acabou!! Para o próximo ano o Boavista irá contratar os três melhores jogadores do Sporting pelo que antes de pensarem em assaltar a casa do vizinho, cuidem bem da vossa.
O Boavista da Praia aposta na valorização dos atletas, aposta na seriedade e cumprimento das suas obrigações, podendo orgulhosamente e publicamente afirmar a todo o Cabo Verde desportivo que assume e cumpre com todos os jogadores do Clube e não somente com as estrelas da equipa. Desassombradamente dizemos que á custa de muito esforço, abnegado trabalho temos todos os ordenados em dia e isto sim, é seriedade e honestidade, postura que doravante terá de prevalecer no nosso futebol.
Para terminar, Sr. Presidente, fico-lhe imensamente grato por ter despoletado e alimentado com inverdades, calúnias e rancores esta polémica das transferências. Proporcionou-nos a oportunidade de repor a verdade e o Cabo Verde desportivo fica efectivamente esclarecido e os atletas passam a saber quem é quem. Doravante os atletas caboverdianos passarão a ser respeitados, valorizados e não manietados, desprezados e prejudicados e aqueles que tiverem valor e carácter continuarão a ter as portas abertas para um futuro melhor no estrangeiro.
Terminamos aqui este esclarecimento que se impunha. A bem da verdade.
Pel´A Direcção do Boavista
Luís Semedo
Liberal

HOME

No comments:

Post a Comment