Friday, January 9, 2009

Bornefonden promove formação de capoeira para crianças apadrinhadas

Vila da Ribeira Grande, 09 Jan (Inforpress) - Cerca de 90 crianças dos 6 aos 16 anos de idade, de cada um dos seis centros do Bornefonden na ilha de Santo Antão, participam desde o início desta semana numa formação para a prática da capoeira.
Dois monitores do projecto "abadá", um no Porto Novo e outro na zona norte da ilha, asseguram esses cursos que terão a duração de 12 meses, com aulas três vezes por semana em cada centro.
Teresa Duarte, coordenadora do centro 204, que abrange as freguesias de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Livramento, explica que, no centro que dirige, esse período de 12 meses vai ser dividido em duas partes devendo, numa primeira fase, vão ser contempladas apenas crianças da Vila da Ribeira Grande e, na segunda fase, as da Ponta do Sol.
Este projecto, adianta Teresa Duarte, pretende ensinar às crianças apadrinhadas a arte da capoeira, nos seus mais variados domínios (cultural, desportivo, recreativo e pedagógico), além de ser uma oportunidade para a implementação da capoeira como mais uma opção válida para os jovens de Santo Antão em termos de prática desportiva.
A ocupação dos tempos livres dos jovens como forma de luta contra comportamentos socialmente reprováveis e afastar a juventude local dos males da droga e do alcoolismo são outros objectivos que se pretendem alcançar com a implementação deste projecto, adianta Teresa Duarte.
Inforpress

HOME

No comments:

Post a Comment