Friday, January 16, 2009

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS FACTOS SOBRE A “CORRIDA DA LIBERDADE”


Praia, 16 Janeiro - António Carlos Lopes da Silva, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Praia, fez chegar à nossa redacção o que considera ser “a verdadeira história dos factos” relativamente às declarações de António Ramos, presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA). Recordamos que Ramos, publicamente, se demarcou do que considerou de desorganização verificada na “Corrida da Liberdade” realizada na cidade da Praia no passado dia 13. Seguem-se as explicações da Câmara Municipal da Praia:
“A Câmara Municipal da Praia contratou a Empresa Castro Brothers, para a organização da Corrida da Liberdade, com o conhecimento quer da Federação Caboverdiana de Atletismo quer da Associação de Atletismo Santiago Sul. Os factos:
A vereação do desporto da CMP teve várias reuniões sobre esse tema, ainda no mês de Dezembro, em que participaram quer o Presidente da Federação quer o Presidente da Associação, sem nunca o presidente da Federação Caboverdiana de Atletismo, ter posto qualquer impedimento à corrida.
Com o vereador do desporto da CMP, o Preseidente da FCA participou na criação da Comissão de Honra em que ele mesmo fazia parte, propôs e foi aceite outros nomes propostos por ele, como o de Escarrafe, um dos atletas mais célebres de Cabo Verde, para essa mesma comissão. Participou na criação da Comissão Executiva, onde indicou o nome do presidente da Associação de Atletismo Sr. João Pires, que estava em Angola a participar com responsável do atletismo, na Corrida de S. Silvestre e do Secretário da Federação o sr. Jaló.
Nessa mesma reunião comunicou à CMP, que já tinha disponibilizado cerca de 300.000$00, para os prémios da Corrida de S. Silvestre na Praia, que decidiram não fazer essa corrida e apostar na Corrida da Liberdade
A primeira entrevista pública sobre a corrida foi dada aos órgãos de comunicação social pelo sr. António Ramos Presidente da Federação Caboverdeana de Atletismo, ainda em Dezembro de 2008, onde fala desse evento e da sua importância.
Já no dia 2 de Janeiro de 2009, não obstante a tolerância de ponto concedido, participou acompanhado do Secretário da Federação de Atletismo, numa reunião de concertação onde apresentou uma proposta orçamentada que foi discutida e aprovada. Nessa reunião de acordo com Chek List apresentada pela própria Federação, foram distribuídas as tarefas a cada interveniente, (a CMP, a empresa Castro Brothers e a Federação Caboverdiana de Atletismo), tendo os responsáveis da Federação de Atletismo presentes, o presidente e o secretário aceite, um conjunto de tarefas em articulação com Castro Brothers e participar já no dia 5 de Janeiro nas actividades finais da organização.
No dia 07 de Janeiro (a 6 dias da corrida da Liberdade), depois de várias insistências da parte do vereador da CMP por telefone, realizou-se na Federação Caboverdiana de Atletismo uma reunião, onde na verdade o Presidente da FCA se desvinculou da organização, mas fez um apelo para que a Associação Santiago Sul de Atletismo apoiasse a corrida o que na verdade aconteceu e ele a título pessoal se disponibilizou para apoiar a corrida. No entanto a FCA participou activamente nas inscrições dos atletas para a corrida.
A Câmara Municipal da Praia, através do vereador do Pelouro do Desporto assume plenamente as falhas existentes, que foram devidas não à falta de organização, pois foram criadas as condições técnicas para a realização da prova, que contou com a participação activa da Associação Santiago Sul do Atletismo, da Cruz Vermelha de Cabo Verde e da Polícia Nacional, mas sim a fenómenos marginais criados com a euforia da visita dos ilustres convidados e que não foram previstos.
A CMP aproveita para agradecer à Associação Santiago Sul de Atletismo, à Cruz Vermelha de Cabo Verde e à Policia nacional e a todos os que contribuíram para que esse evento se realizasse, evento esse que trouxe para as ruas da capital milhares e milhares de pessoas para festejar o dia 13 de Janeiro, dia da Liberdade e da Democracia.
António Carlos Lopes da Silva - Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Praia”


HOME

No comments:

Post a Comment