Friday, February 27, 2009

Federação de Atletismo precisa de oito mil contos para 2009


Praia, 27 Fev (Inforpress) - O Campeonato Nacional de Corta Mato, o Nacional de Pista e a Meia Maratona Internacional da Praia constituem os eventos de maior destaque da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) para 2009.
Em exclusivo à Inforpress, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), António do Rosário Ramos, considera que estes três eventos têm uma particularidade especial, por permitir a entrada dos atletas no "ranking" nacional e daí a integração nos eventos desportivos internacionais.
Ainda assim, o calendário desportivo da FCF, para o corrente ano, orçado em oito mil contos, garante provas nacionais de eleição como a Jornada Mundial de Atletismo. Ela terá lugar de 13 a 14 de Maio nos concelhos da Praia, de Santa Catarina, dos Órgãos e de São Domingos.
Existem outras de referência como o Festival da Juventude, o Triatlo Nacional, agendado para Setembro, na cidade da Praia, e a Corrida do Desporto Cabo-verdiano, que se realiza, anualmente, por ocasião do Dia Nacional do Desporto (segundo domingo de Novembro).
No capítulo internacional, a federação nacional da modalidade concentra as suas atenções no Campeonato de Cadetes da Zona II, previsto para os dias 13 e 14 de Maio em Bamako, (Mali) e no Campeonato d'África de Juniores, em Julho próximo, em Mamabo (Guiné Equatorial). A FCA tem ainda atenções viradas para o Campeonato do Mundo de Cadetes, também em Julho, na cidade de Bressanone (Itália) e nos Jogos da Lusofonia, que terão por palco a cidade de Lisboa, de 11 a 19 de Julho.
A participação no Campeonato do Mundo da Meia Maratona, que se realiza a 11 de Outubro em Birminghan (Inglaterra), é apontada como outra ambição desta federação nacional que já está a trabalhar no seu plano de actividade, ainda que tenha de aguardar pela assinatura do contrato programa, junto da Direcção-Geral dos Desportos.
É este programa que financia as mais diversas federações desportivas cabo-verdianas e que vai definir, em última análise, como fica traçado o calendário final e os compromissos nacionais e internacionais de cada federação.
Mas a Federação de Atletismo está interessada em cumprir o calendário já traçado. Para isso vai desencadear uma operação de charme junto às empresas sedeadas em Cabo Verde para angariar outros financiamentos recorrendo a patrocínios e às facilidades que a lei do mecenato desportivo oferece.
A par das provas competitivas, a equipa directiva da FCF tem no seu horizonte a informatização das associações regionais e também a sua participação no Congresso da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) que este ano se realiza de 12 a 14 de Agosto, na cidade de Berlim (Alemanha).
O Congresso da IAAF é considerado relevante para a FCF, por ser uma assembleia "onde se regista as mudanças dos regulamentos internacionais e onde se está directamente em contacto com a modalidade e com informações que guiará as novas regras a serem cumpridas", concluiu António Ramos.
Inforpress

HOME

1 comment:

  1. Saudações!
    Sou ultramaratonista e vim dar uma olhada no calendário de eventos de Cabo Verde.
    Um forte abraço.
    Fernando Pangaré.
    Fortaleza/Ceará/Brasil.
    Medalha de Bronze no Campeonato Sul-americano Master de 100 Kms Colômbia 2009.
    www.fernandopangare.blogspot.com

    ReplyDelete