Friday, February 27, 2009

Xadrez: 1º Match São Vicente x Santo Antão realiza-se este fim de semana

Praia, 26 Fev (Inforpress) - A Associação de Xadrez de São Vicente realiza, esta sexta-feira e sábado, na cidade do Mindelo, o 1º Match São Vicente x Santo Antão, numa parceria com a sua congénere santantonense.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Xadrez de São Vicente, Francisco Carapinha, a prova, a primeira a ser disputada em Cabo Verde a nível de equipas, conta com o concurso de 12 jogadores sendo seis de São Vicente e outros tantos de Santo Antão.
Com esta iniciativa, os organizadores pretendem estabelecer laços de parcerias entre as duas únicas associações da modalidade existentes no arquipélago e, ao mesmo tempo, desenvolver estratégias com vista a criação de uma terceira associação regional da modalidade - a do Sal.
Tudo isto, porque a Associação de Xadrez de São Vicente está, mais do que nunca, apostada na constituição da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, o que para Francisco Carapinha só não tem sido possível, devido a dificuldade na criação da Associação de Xadrez na região desportiva de Santiago Sul, Praia.
De acordo com o regulamento a que a Inforpress teve acesso, a pontuação de cada equipa será a soma dos resultados obtidos pelos seus jogadores nos respectivos tabuleiros.
Será atribuída à vitória um ponto, ao empate meio ponto e à derrota zero ponto. Em caso de empate pontual no final das duas sessões do match, será declarada vencedora a equipa que obtiver melhor resultado no 1.º tabuleiro ou, se ainda se mantiver o empate, sucessivamente nos tabuleiros seguintes.
As partidas serão disputadas ao ritmo de 01h30m por jogador, com um acréscimo de 30 segundos por lance, sendo sempre obrigatória a anotação dos lances até à conclusão da partida.
Enquanto se espera pela oficialização do combinado de Santo Antão, já se sabe que a equipa sanvicentina será capitaneada pelo promotor Francisco Carapinha e integra ainda os jogadores Alessandro Mazzoni, Carlos Mões, Éder Márcio, Daniel Lopes, e Rui Vera Cruz.
A organização garante ter tudo já apostos para a realização deste campeonato inédito em Cabo Verde.
Inforpress

HOME

No comments:

Post a Comment