***Simão Rodrigues, Jornalista da Inforpress***
Praia, 01 Mai. (Inforpress) – O campeão regional de Santiago Sul da presente temporada futebolística será conhecido, este fim-de-semana no Estádio da Várzea, no encerramento da prova, em uma jornada que se prevê escaldante.
De acordo com a Direcção da Associação, os jogos não serão homologados até que se resolva o imbróglio resultante dos protestos pendentes no Conselho da Disciplina da Associação e dos recursos do Boavista no Conselho Jurisdicional (CJ) da FCF.
É que os protestos apresentados, caso sejam considerados procedentes, baralham o campeonato, tanto no topo como na cauda da tabela classificativa. E já há clubes que ameaçam mesmo impugnar o campeonato.
Para além da luta para o título, o término da prova está a ser marcado por uma renhida luta contra a despromoção, envolvendo o emblemático Clube Desportivo Os Travadores e as equipas da Ribeira Grande e do Celtic.
Enquanto persiste a incógnita quanto à atribuição do título regional de 2008/09 com Académica e Sporting a partilharem a liderança, mas com a equipa da “Micá” a assegurar o comando, face a vitória nos confrontos directos com os leoninos (3-1, contra 0-1).
Também existe o Boavista. Este acredita ainda numa vitória no CJ da FCF para chegar ao pódio.
Feitas as contas, a Académica só depende de si para festejar o tão cobiçado título. A Briosa terá de fazer o jogo da vida este fim-de-semana ante o Celtic, também a precisar de pontos para fugir à despromoção.
O jogo não parece nada fácil, já que a equipa do Celtic precisa de pontuar para evitar a liguilha. Com 13 pontos está fora da descida automática, mas ainda está condenado a Liguilha.
O Sporting, tri-campeão de Cabo Verde, já com vaga reservada no Campeonato Nacional, na qualidade de detentora do título, terá de levar de vencida o tranquilo Varanda e esperar que a Académica perca pontos para brindar o penta campeonato regional.
Em termos de resultado dos jogos já realizados, os axadrezados do Boavista terão de derrotar o Vitória e rezar para que a Académica e o Sporting percam os seus embates.
Neste caso, as três equipas terminarão o campeonato com 37 pontos, mas a equipa axadrezada fica de fora porque entre os três é a equipa que fez, nos jogos disputados entre si, menor números de pontos.
Portanto, feitas as contas, Académica e Sporting representariam a região desportiva de Santiago Sul no Nacional. Mas com as decisões pendentes ainda da secretária, não resta outro remédio senão esperar pela decisão das instâncias judiciais.
Quem está na corda bamba é a equipa da antiga Cidade Velha, a Associação Desportiva da Ribeira Grande. Penúltimo classificado com 11 pontos, mais um que o lanterna vermelha.
Os ribeiragrandenses carecem de um ponto para afundarem os Travadores para a Calabaceira, ficando com o direito de disputar a liguilha. Na melhor das hipóteses, terá de vencer os encarnados e contar com o desaire do Celtic para assegurarem, definitivamente, a manutenção.
Missão difícil tem as formações dos Travadores, que, inacreditavelmente, se posiciona na cauda da tabela classificativa, para a aflição da vasta massa associativa encarnada, popularmente conhecida por “Los Índios”.
Contra todas as previsões para uma equipa que, à entrada deste campeonato, assumira a candidatura ao título, a equipa dos Travadores está na iminência do rebaixamento.
Uma situação que deixa incomodado os simpatizantes da torcida encarnada, equipa que pratica o seu pior campeonato durante toda a sua história no futebol regional da primeira linha.
Travadores não tem outra alternativa. Só lhe resta vencer a Ribeira Grande para “festejar” – uma ambição desarmónica para a equipa – a liguilha. Em caso de empate é o adeus à navegação. Se isto acontecer, a Ribeira Grande terá de enfrentar o vice campeão da “Segundona” (II Divisão regional) para o duelo de manutenção.
O encerrar o campeonato promete festejos e choros de consolação, numa jornada que se prevê imprópria para cardíacos.
Jogos da semana: Ribeira Grande x Travadores, Varanda x Sporting, Académica x Celtic, Desportivo x Bairro e Boavista x Vitória.
Classificação geral: Académica e Sporting, 37 pontos; Boavista, 34; Bairro, 29; Vitória, 23; Varanda, 20; Desportivo da Praia, 18; Celtic, 13; Ribeira Grande, 11 e Travadores, 10.
Inforpress
HOME
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment