Wednesday, October 28, 2009

Luta renhida para a liderança da AFF


Mal a Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) marcou para dia 7 de Novembro a Assembleia-geral que vai eleger os seus novos órgãos sociais, pelo menos quatro candidatos prontificaram-se a disputar a liderança da entidade. E a luta entre Pedro Pires, Augusto Galvão, Simão Mendes (Papá di Sacorro) e o actual presidente Ricardo Dias promete ser renhida até ao último minuto.

O ex-presidente da ARFF, Pedro Pires, foi o primeiro a manifestar o seu desejo de regressar à Associação para retomar o trabalho que desenvolveu durante seis anos. Pires asseverou a este jornal que a sua candidatura é a resposta ao apelo da maioria dos dirigentes desportivos da ilha.
O que o faz entrar nesta corrida, reitera o ex-dirigente, é a vontade de, mais uma vez, dar o seu contributo ao futebol do Fogo, mas sobretudo "evitar que o campeonato regional tenha permanentemente uma terceira-volta, ou seja, a volta dos protestos". Pires diz que tem um "capital de experiência suficiente e uma vontade enorme de corrigir o que de errado está a passar, neste momento, no futebol da ilha do vulcão".
Já Augusto Galvão, antigo jogador do Juventude de São Filipe e professor do Ensino Básico Integrado, candidata-se à liderança da ARFF para trazer mais "dignidade ao futebol foguense". Galvão promete apostar numa gestão mais transparente da Associação, recorrendo à criação de um "web site" em que os clubes podem aceder a todas as informações relativas ao movimento dos recursos da entidade.

Pedro Pires, Augusto Galvão, Simão Mendes assumem candidatar-se
Aquele candidato pretende também aproximar a Associação das autoridades municipais (câmaras existentes na ilha) e assegurar maior abertura ao diálogo para prestigiar o futebol do Fogo. Caso seja eleito, Galvão promete mover meio-mundo para levar uma das provas nacionais, de preferência a Taça de Cabo Verde, ao Fogo, pois entende que existem condições infra-estruturais para tal na ilha.
O outro concorrente é um nome de peso no futebol foguense e cabo-verdiano: Simão Mendes ou Papá di Sacorro. Antiga glória do Botafogo, treinador e dirigente desportivo, Papá di Sacorro afirma que se candidata para revitalizar o futebol do Fogo porque o preocupa o mau desempenho das equipas, tanto na primeira como na segunda-divisão. Para pôr de pé o seu projecto, o antigo ponta-de-lança do Bota diz contar com o apoio de pessoas que não só amam o futebol como estão dispostas a dignificar a modalidade.
Se vencer as eleições, Papá di Sacorro promete repor a disciplina no futebol do Fogo, e a ordem na própria Associação. Um outro princípio da sua candidatura é trabalhar com parceiros públicos e privados, uma vez que, conforme diz, "nisso os sucessivos dirigentes da ARFF têm falhado".
Por seu lado, Ricardo Dias, actual presidente da Associação, cujo mandato já terminou, confirma que vai recandidatar-se à liderança da Associação para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.
Outro nome muito falado é o do professor Fausto do Rosário, mas este descarta qualquer hipótese de disputar o cargo.

Nicolau Centeio-Asemana



HOME

No comments:

Post a Comment