Sunday, January 31, 2010

«NBA continua a ser um sonho» - Betinho Gomes

Um dia depois de ter renovado contrato com o Breogan até final da época 2010/11, A BOLA falou com Betinho Gomes (24 anos), jogador sensação da equipa de Lugo e também em plano de destaque na LEB Ouro, segundo campeonato de Espanha.


«Estou muito satisfeito por ver as minhas qualidades reconhecidas pela equipa. Esta renovação de contrato é sinal de que confiam em mim e acreditam nas minhas capacidades. E a minha assinatura foi colocada no papel pois acredito que posso ajudar o Breogan a subir à ACB», confessou o extremo internacional português, avaliando que a entrada na principal liga do país vizinho pode esperar alguns meses: «Surgiram algumas situações que me poderiam levar à ACB neste momento. Mas a minha opção é manter-me neste patamar competitivo para tornar o meu jogo mais consistente. Há muitos jogadores que dão um passo em frente sem terem a devida sustentação e, depois, passam largos minutos no banco de suplentes. Quando chegar ao topo... quero continuar a jogar.»

As estatísticas de Betinho Gomes reflectem o seu raciocínio: 20 jogos realizados, com médias de 29,53 minutos, 11,8 pontos, 5,4 ressaltos e um índice valorização de 13,2. Nas temporadas anteriores, o jogador nascido em Cabo Verde tinha ficado por um desempenho mais modesto, mas sempre a evoluir positivamente. E até onde pode chegar Betinho Gomes? A ambição do atleta formado no Barreirense continua a ser a NBA. «Não escondo que esse é o meu sonho. Já tentei uma vez, vou tentar novamente. Só um grande obstáculo me impedirá de o tentar cumprir.»

Betinho Gomes está a estudar a possibilidade de frequentar um campo de Verão da NBA, de modo a convencer os olheiros daquele famoso campeonato. Algo que, no entanto, pode colidir com os interesses da Selecção Nacional. «Vamos ver. Pode ser que não, pode ser que se consigam conjugar as necessidades da Federação e o meu sonho», observou o basquetebolista, que se mostrou agradecido ao seleccionador Moncho Lopez por lhe reservar o único lugar de naturalizado: «Fiquei muito feliz com as palavras do treinador. Estou a trabalhar no duro para também poder dar o melhor rendimento ao serviço de Portugal.»

Curiosidades...

Betinho Gomes tinha 17 anos quando veio a Portugal competir num torneio do Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi considerado o MVP. Encantou os dirigentes do Barreirense, clube no qual cumpriu os restantes escalões de formação até atingir os seniores...

... aos 22 anos mudou-se para Espanha, para o Cantábria, da LEB Ouro. Viria a sair deste conjunto passados escassos cinco meses. O Breogan pagou 300 mil euros pelo português, sendo esta a única transferência paga na história dos galegos...

...500 mil euros é quanto uma equipa da NBA terá de desembolsar para contar com Betinho Gomes no final desta temporada. Os valores baixam para 150 mil euros se for uma equipa da Euroliga a contratá-lo ou 100 mil euros se a sua saída for para um conjunto da ACB. Estes são os montantes definidos nas cláusulas de rescisão do vínculo assinado recentemente com o Breogan.

Abola

HOME

No comments:

Post a Comment