Saturday, February 20, 2010

Desporto em análise em Santo Antão

Dirigentes do futebol, andebol, voleibol, basquetebol, ténis, ciclismo e xadrez reúnem-se, este sábado, na 4ª Assembleia do Núcleo do Desporto de Santo Antão (NDSA). O encontro, que tem lugar na vila da Ribeira Grande, pretende elencar os desafios para as diferentes modalidades que se praticam na ilha das montanhas.

Participam nesta Assembleia do Desporto em Santo Antão representantes das diferentes associações desportivas, Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Direcção-Geral dos Desportos (DGD) e das três Câmaras Municipais existentes na ilha.
Segundo António Rodrigues, presidente do NDSA, esta Assembleia servirá para as partes envolvidas proporem alternativas e mobilizarem sinergias no sentido de melhorar o desporto em Santo Antão. “O objectivo é fazer um balanço a meio percurso, sabendo das dificuldades financeiras do desporto em geral. Mas isso não nos desmoraliza; pelo contrário, dá-nos mais força para continuarmos com este projecto que tem futuro”, pontua aquele dirigente associativo, salientando ainda que com isso “o desporto em Santo Antão sai a ganhar”.
Já o presidente da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Norte, Pedro Santos, espera durante o encontro obter resultados mais imediatos. Um deles é estabelecer parcerias que o levem a resolver o grave problema financeiro por que passa a ARFSAN, que “herdou” uma dívida de 235 contos, que transitou da anterior direcção.
No entanto, o presidente do NDSA, que diz já ter conhecimento deste caso, mostra cautela: “o Núcleo não tem condições financeiras para ajudar, já que funciona mais na parte promocional do desporto em Santo Antão”. Mesmo assim, Rodrigues salientou que também vai envidar esforços junto das Câmaras Municipais, no sentido de ajudarem a ARFSAN a pagar essa dívida.
Mas não é só de queixas e lamentos que vão fazer a reunião. Pedro Santos pretende levar uma proposta que cria mais competições para a zona norte de Santo Antão, nomeadamente uma Super Taça da ilha. Segundo Santos, esta nova competição abarcaria os respectivos campeões regionais e os vencedores das taças. Ainda não sabe se este torneio é para abrir ou fechar a época desportiva. “Tudo dependerá das programações regionais”, frisa.
O NDSA foi criado em Outubro de 2009 para planificar, incentivar, promover, sensibilizar e divulgar as modalidades desportivas na ilha das montanhas.
Ricardino Pedro Semana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment