Saturday, May 1, 2010

Júlio César critica “falta de atitude” dos jogadores da Académica da Praia

Falta de atitude, pouco profissionalismo e falta de esforço”. É assim que o presidente da Académica da Praia caracteriza a “época decepcionante” da sua equipa de futebol. Na hora de fazer o balanço da temporada que agora termina, Júlio César mostra-se desolado por não alcançar nenhum dos objectivos traçados.

Depois de perder o comboio do título regional em Santiago Sul e de falhar o segundo lugar que dava acesso ao Campeonato Nacional, a Académica saiu da Taça de Santiago Sul vergada por uma pesada derrota (8-0) frente ao Boavista. Foi a gota-de-água que faltava numa época para esquecer dos “Estudantes” da capital.
E como todas as portas já estão fechadas, o presidente da Académica deixa sair tudo o que foi acumulando ao longo da época. Diz que não gostou da “figura de corpo presente” dos jogadores e promete medidas urgentes, nomeadamente a contratação de novos atletas “com brio e com perfil” para jogar numa equipa com a dimensão histórica e responsabilidade da Académica. Cortar os salários dos jogadores para fazer uma “equipa barata”, mas que dê garantias de atacar os vários troféus na próxima época é outra medida radical que sai da boca do treinador num fôlego só. Aliás, fazendo fé na ambição desse dirigente, perspectiva-se um defeso agitado pelos lados da Académica no que concerne à contratação de jogadores.
Júlio César considera, por outro lado, que as lesões e a arbitragem prejudicaram a sua equipa. Mas não deixa as culpas do fracasso da Micá morrerem só nas lesões e nas falhas da arbitragem: acha que todos falharam, ele inclusive.
Campeã regional na época passada, a Académica tinha a missão de defender o título, mesmo sabendo da concorrência forte do Boavista e do Sporting. Entretanto, a época desastrosa começou a desenhar-se muito cedo. Vários empates comprometedores no início da época originaram a primeira chicotada psicológica da equipa neste regional. Sai o treinador Celestino Mascarenhas que deixa Dino a comandar os destinos dos “estudantes”. Mas as coisas não mudaram muito. Apesar de conseguir várias vitórias, a Micá não mais recuperou o jogo buliçoso da época passada e vai terminar o campeonato em terceiro. Na melhor das hipóteses, atingirá 33 pontos em 18 jogos, caso vença o Varanda neste domingo.
Ricardino Pedro-Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment