Tuesday, November 16, 2010

CRIOLOSPORTS FEATURED ATHLETE: Altair "Taide" Marta, "Bota de Ouro" da NELASA 2010

Hoje em dia a NELASA não so conta com jovens caboverdeanos formados nos Liceus e Universidades de Massachussets e Rhode Island bem como atletas que ja desfilaram por grandes clubes caboverdeanos. Dai vem o nome de Altair “Taide” Marta. Ainda bem garoto, Taide, como e chamado, jogou pela Academica da Praia ao lado de jogadores de boa projeção local e internacionais caboverdeanos, tais como o Tchabana e o Loloti.
Oriundo da prestigiada escola do EPIF, mais conhecida entre nos por “Scola di Dgedgi”, e mais tarde vindo a alinhar pela formação junior da Mica, aos 19 anos seria levado ao escalão senior pelo então Treinador Beto. No entanto aos tenros 22 de idade Taide acabaria por emigrar para as terras do Uncle Sam.
E aqui no campeonato da NELASA que Taide tem vindo a exibir os seus dotes de goleador nato. Confesso que a ja algum tempo atras que a Nelasa tem podido contar com grandes marcadores como e o caso do Zico, o tal irmão cacula do conhecido Barroty e do Lucio, treinador das nossas cores nacionais, bem como o Zorro, Bebeto, Pina, Dany e outros. Um dos veteranos mais “colorido” da NELASA, Taide liderou o Clube Tabanka de Boston em golos por varios anos, ajudando a equipa a conquistar dois titulos.
Sempre na lista dos marcadores em todas as epocas que jogou na NELASA, e de estranhar que o atacante so recebeu o trofeu maximo de marcador da liga em 2003. Contudo ele acredita ter terminado mais de que uma epoca com o maior numero golos, sentimento que e partilhado por muitos.
Na epoca de 2010, representando as cores do Nos Bandera de Boston, o artilheiro liderou campeonato da NELASA com 28 golos, conseguindo dois recordes individuais, mais golos marcados num jogo (7) e maior numero de golos em uma so época da NELASA.

ADP & GBL - http://www.criolosports.com/

9 comments:

  1. bom avancado. es anu e da prova.

    ReplyDelete
  2. taide pa mi e midjo ponta di lanca di nelasa. tudu anu el e sta na top di lista di marcador

    ReplyDelete
  3. Koitadu Taide!
    Anu passadu el marca mas golu na nelasa ma si me el perde titlu di midjor marcador. Ezanu li tanbi e kelme!

    ReplyDelete
  4. era na 2008 ke finda ku mas golo ki tudu arguen. es anu ka ten tadju. taidi e midjor marcador di nelasa

    ReplyDelete
  5. Nnha bro bu merese, busta de parabenssssssss Deus ta cumpanha cu bo sempreeee

    ReplyDelete
  6. Taide e midjor avansado di Nelasa sem duvida, tudo meio campo ta gosta di tinha Taide na se ekipa um jugador para lem di el e finalizador el e tecnico e el ka ta da nenhum lanse a perder Taide e grande avansado mas e pena el sta bai pa bedjise e um ka sta odja mas avansado ku se caracteristicas

    ReplyDelete
  7. mas midjor jogador di Nelasa. e djay di Emigrantes e imprecionante nos ta odja tudo menos ele pamodi?????

    ReplyDelete
  8. Taide manti sempri em forma. bo e grandi markador. ta lembra di bo desdi puto.

    ReplyDelete