Monday, December 20, 2010

AASV contesta selecção masculina de andebol

Nove atletas do Sal, quatro de Santiago e um de S. Vicente integram a equipa definitiva da selecção masculina de andebol de Cabo Verde, que vai disputar os jogos de apuramento da Copa de África das Nações, no Senegal. A divulgação da lista foi prontamente contestada pela Associação de Andebol de S. Vicente, que considera inadmissível a escolha de apenas um atleta da ilha para integrar a selecção masculina. Para Fátima Dias, este é mais um sinal claro de que houve indicações prévias para que Mindelo fosse colocado à margem do processo de escolha de jogadores tanto para a selecção feminina como para a masculina.

“Sinto que foi criada uma barreira contra S. Vicente pela própria Federação, devido à forma pouco clara como os processos relativos a estas duas selecções foram conduzidos. Segundo o próprio treinador Leonel Martins, numa conversa aqui mesmo na minha casa, na presença de outras testemunhas, a Presidente da FCA mandou-lhe escolher um treinador adjunto na Praia. Ele deixou claro que lamentava essa indicação mas que não podia fazer nada. Já tínhamos também essa informação relativamente à selecção feminina”, diz a responsável da AASV, para quem a escolha de um único jogador em S. Vicente visa apenas escamotear a verdade e dar a impressão de que se está perante uma equipa nacional. Isto quando, na sua óptica, outras ilhas, nomeadamente Maio, dispõem de atletas que mereciam ter a oportunidade de disputar um lugar na selecção, à semelhança daquilo que foi feito no Sal e em Santiago. Segundo Fátima Dias, o treinador masculino, aquando da sua deslocação a S. Vicente, escolheu seis jogadores, que continuaram a treinar nos seus respectivos clubes. Esta situação, no seu entendimento, é, no mínimo, bizarra. “Teoricamente, cinco deles foram excluídos mas, na prática, nunca estiveram integrados nem foi tido em conta o seu objectivo primordial que era lutar por um lugar na selecção e darem o seu contributo ao andebol cabo-verdiano, ao mais alto nível.”
Apesar desta polémica em torno das selecções, Fátima Dias assegura que isso não vai beliscar o relacionamento que a AASV tem mantido com a Federação Cabo-verdiana de Andebol, pelo simples facto de São Vicente “estar apenas a dizer a pura verdade”. Salienta que a AASV vai continuar a organizar as suas competições, esperando que S. Vicente seja palco da fase final do próximo campeonato nacional.
Apesar das tentativas, foi impossível estabelecer contacto com o treinador Leonel Martins para saber a sua versão da história contada pela responsável da AASV. No entanto, na passada semana, em conversa com Lance, Leonel afirmou que a sua intenção era deixar uma pré-selecção a treinar em S. Vicente mas que, apesar dos esforços, não encontrou nenhum treinador interessado em assumir essa tarefa. Além disso, Lance confrontou esse técnico com a informação de que os treinos na cidade da Praia estavam com uma fraca afluência de jogadores, porque ficaram a saber com alguma antecedência de que 70% da selecção seria integrada por atletas do Sal. Colocado perante esse dado, Leonel respondeu que, se isso estava realmente acontecendo, os atletas praienses é que estariam a auto-excluir-se e que a lista definitiva só seria divulgada esta semana. “Sei que temos bons jogadores em Cabo Verde e que não será tarefa fácil escolher os catorze num leque de dezasséis candidatos”, salientou Martins, na passada semana.
Já Filomena Fortes, presidente da FCA, negou que tenha estado a emiscuir nos trabalhos das equipas técnicas e garantiu que, se a federação quisesse excluir São Vicente, não teria enviado Pierre Malfoy e Leonel Martins à ilha para escolherem potenciais candidatos às selecções feminina e masculina. E, para Filú, o mais importante neste momento é unir esforços para que Cabo Verde possa alcançar os seus objectivos no Senegal, que é a qualificação para a CAN de andebol. Convidado a pronunciar-se sobre a escolha dos jogadores para a selecção masculina, Carlos Alfama, presidente da Associação de Santiago Sul, preferiu ficar calado.
Entretanto, a FCA divulgou um comunicado esta terça-feira, no qual informa que, por desistência da atleta do Batuque Sualene Alves, foi convidada a guarda-redes Irene Silva, do Desportivo da Praia, para assumir a baliza da selecção nacional feminina, juntamente com Bety, do clube ABC. Saliente-se que Sualen integrou a selecção sub-20 e ganhou o troféu de melhor guarda-redes do torneio sub-regional africano “Challenge Trophy”, realizado no Mali.
Kim-Zé Brito
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment