Sunday, January 9, 2011

Cabo Verde no campeonato de xadrez da zona África-Ásia

Uma selecção de Cabo Verde composta por dezassete jogadores inicia neste mês de Janeiro a disputa do décimo campeonato de xadrez da zona África-Ásia. Segundo Francisco Carapinha, Cabo Verde faz a sua estreia, na categoria individual, ainda com pouco conhecimento das potencialidades dos adversários – xadrezistas dos países africanos e asiáticos que compõem esta região desportiva. Por isso, não arrisca nenhum prognóstico em relação à representação nacional. Mesmo assim, Carapinha prevê a passagem de um ou dois competidores cabo-verdianos para a segunda fase, o que já poderá ser considerado um bom resultado.


Além desta prova, a selecção de Cabo Verde recebeu um convite da Federação Europeia de Xadrez para participar num torneio internacional em homenagem a Thor Lovholt, antigo presidente da Federação de Xadrez da Noruega. A prova será disputada por trinta países, subdivididos em três grupos de dez. Cabo Verde – o único país africano presente nesta competição –, ficou no grupo 1 juntamente com a Bulgária, França, Bielorrúsia, Escócia, Aústria, Espanha, Polónia, Rep. Checa e a Letónia. As partidas começam oficialmente neste domingo mas, conforme Carapinha, já foram efectuados os primeiros lances.
O envolvimento dos xadrezistas cabo-verdianos em provas internacionais não pára, no entanto, por aqui. Desde início de Novembro que duas equipas, compostas por 15 e 16 jogadores respectivamente, disputam dois “matchs” amigáveis com adversários da Suécia e da Escócia, via internet. No embate com a Suécia, Cabo Verde conseguiu até ao momento duas vitórias, empatou duas e perdeu quatro. No jogo com a Escócia, empatou uma partida e já perdeu quatro.
KzB
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment