Sunday, January 9, 2011

Selecções de andebol apresentadas na Praia

O gimnodesportivo de Chã de Areia acolhe este sábado os jogos de apresentação pública das selecções de andebol em masculino e feminino, que vão disputar, no Senegal, o apuramento para a próxima Copa de África das Nações. A formação masculina defronta o misto da Praia, enquanto a equipa feminina vai jogar contra uma selecção masculina sub-20 da Capital.

Desde terça-feira que todos os atletas e respectivas equipas técnicas estão em estágio no centro de formação da Federação Cabo-verdiana de Futebol, realizando uma média de dois treinos diários. Ao longo desta semana, Pierre Malfoy, treinador da selecção feminina, concentrou o seu trabalho na parte defensiva e, no contacto feito com Lance, mostrou-se satisfeito com a progressão física e técnica da equipa. No entanto, duas jogadoras residentes na Praia ainda estão a aguardar dispensa do serviço para poderem acompanhar todos os treinos das colegas, os quais acontecem em dois períodos – manhã e tarde.
“Sei que o Senegal contratou dois treinadores franceses para as selecções masculina e feminina e que está a apostar forte nesta prova. Conheço um dos treinadores, ele tem um bom palmarés, mas estamos dispostos a enfrentar um jogo de cada vez”, comenta Pierre, que desconhece ainda por completo a capacidade das outras selecções da Zona II que vão estar presentes em Dakar.
Algo muito parecido se passa com a selecção masculina. Segundo Chilo, treinador-adjunto, Cabo Verde ainda não conseguiu reunir informações seguras sobre os seus potenciais adversários. Mesmo assim, Chilo está a apostar na capacidade técnica e experiência competitiva do combinado nacional e, segundo as suas palavras, a equipa técnica já traçou como meta atingir a final.
“Temos a consciência da força do nosso andebol e acho que podemos enfrentar qualquer selecção desta zona em pé de igualdade. Nunca numa situação de inferioridade”, entende Chilo, realçando que, neste momento, o ambiente no seio da equipa é salutar e de muita confiança. “Já estamos a falar em nome de Cabo Verde, aqui já não há jogadores da Académica, do Seven, do Batuque...; já pensamos e agimos como a selecção de Cabo Verde”, afirma.
A escassos dias da viagem para o Senegal, marcada para o dia 13 de Janeiro, a Federação Cabo-verdiana de Andebol continua a envidar esforços no sentido de completar o orçamento de seis mil contos. “Falta-nos ainda dois mil e 500 contos, mas já temos promessas de que atingiremos esse montante. Se for preciso, organizamos actividades para angariar aquilo que falta”, assegura Filú presidente da FCA, salientando que a caravana cabo-verdiana integra quarenta pessoas: 32 atletas, quatro treinadores, médico, fisioterapeuta e dois responsáveis para as equipas masculina e feminina.
KzB
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment