Saturday, February 12, 2011

Taekwondo Cabo Verde - 6 Cabo-verdianos no Ranking Mundial da WTF

O site TaekwondoData divulgou a lista de atletas Cabo-verdianos presentes no Ranking Mundial e Continental de Taekwondo WTF. Nesta lista encontram-se 6 atletas, Fredson Gomes, Gilson Rodrigues, Wilson Semedo, Victor Costa, e as atletas femeninas Maria Depina e Jacira Mendes.

O atleta que mais pontos arrecadou até hoje no Ranking é Fredson Gomes que se sagrou Campeão Africano em Abujan, Nigeria 2003, na categoria de -78kg conseguindo assim 30 pontos, somando com os pontos conseguidos nas Qualificações Olimpicas, em 2003 e 2007, o atleta tem um total de 36 pontos. Já Victor Costa, Wilson Semedo e Gilson Rodrigues arrecadaram ate hoje 10 pontos, frutos das participações nos Campeonatos do Mundo de 2001, e 2009. As atletas femeninas Maria Depina e Jacira Mendes ainda não conseguiram pontuar no Ranking, mas estão registados com 0 pontos devido as participações na Qualificação Olimpica de 2007 por Maria e pela participação nos Jogos Olimpicos da Juventude pela jovem atleta Jacira Mendes.

Os atletas com melhor cotação no Ranking Continental Africa são, Wilson Semedo na 14º posição da categoria -54kg com 127 atletas inscritos e o atleta do SL Benfica Gilson Rodrigues que se encontra em 28º na categoria de -68kg em 190 inscritos com 2,5 pontos arrecadados, enquanto que Victor Costa na mesma categoria de -68kg encontra-se em 157º com 0,01 pontos. Ja Fredson Gomes encontra-se em 95º lugar na categoria de -80kg com 0,14 pontos em 180 atletas inscritos. As femeninas Maria de Pina e Jacira Mendes da mesma categoria de -49kg não estão classificadas no Ranking Africa.

Os atletas Cabo-Verdianos tem sido prejudicados no Ranking Continental visto que Cabo-Verde não tem competido na Zona Africa, nem mesmo no Campeonato Africano que decorreu em Novembro de 2010 na Libia, ou o de 2008, ou mesmo os Jogos Africanos de 2007. O unico atleta dos referidos que ainda se encontra em competição é o atleta do SL Benfica Gilson Rodrigues que caiu do Top 10 para 28º na categoria de -68kg. O atleta poderá voltar ao Top 10 caso Cabo-Verde participe no Campeonato do Mundo na Corea do Sul que se realiza ja no mes de Maio, ou mesmo alcançar o podio Continental se Cabo-Verde for a Azerbeijão disputar a Qualificaçao Olimpica Mundial e a Maputo disputar os Jogos Africanos, visto que todos estes Torneios pontuam para o Ranking Mundial e Continental.


http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment