Tuesday, April 19, 2011

Donnay Avelino: Liguila vai prevalecer

Contrariamente às pretensões anunciadas no início desta temporada pela direcção da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, o figurino da liguila vai permanecer ainda esta época. À semelhança do que tem sido prática nesta região, apenas o campeão da segunda divisão sobe automaticamente ao escalão principal por troca com o último classificado da primeira divisão.
Esta garantia foi transmitida pelo próprio presidente da direcção, Mário "Donnay" Avelino, razão pela qual, o vice-campeão da "Segundona" terá de disputar a liguila com o penúltimo classificado da primeira divisão.
Isto porque, conforme adianta, havia esta pretensão, "mas como a associação não dispõe de nenhum documento comprovativo para fazer esta mudança, decidimos manter o figurino existente, pelo que nos comprometemos fazer em a liguila já na semana seguinte ao final do campeonato".
Donnay Avelino afirma que a associação decidiu dar continuidade a este figurino, alegando que não encontrou "nada escrito que permita uma mudança do sistema", pelo que, garante "até prova em contrário, vamos continuar a fazer os jogos da liguila na nossa região desportiva para se definir o quadro das equipas competitivas nos campeonatos da primeira e da segunda divisão.
Numa breve análise quanto à forma como o campeão do Segundo escalão - o Tchadense - foi encontrado a duas jornadas do fim, este dirigente fez questão de ressaltar " a forma competitiva como o campeonato da Segundona foi disputado", assegurando que houve muita luta e muita disputa, o que, a seu ver, só contribuíram, para engrandecer o nível competitivo do futebol nesta região.

   Torneio Inter-ilhas: Selecção dos cabo-verdianos na Europa representa a diáspora
"Pronto está decidido". A selecção dos cabo-verdianos da Europa foi a seleccionada para representar a diáspora cabo-verdiana na próxima edição do Torneio Inter Ilhas, também designada por Taça Solidariedade, que este ano vai estar sob a égide da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, mediante a chancelaria, natural, da Federação Cabo-verdiana de Futebol, FCF.
A decisão que teve o aval da FCF na sua última assembleia, delegou a ARFSS a organização da prova em que também ficou aprovada a participação de uma equipa da diáspora para se juntar as selecções regionais das nove ilhas habitadas.

Depois de uma análise profunda em que pairava a incógnita sobre a participação de uma diáspora proveniente dos Estados Unidos da América ou da Europa, a direcção da ARFSS acabou por aceder a diáspora da Europa, formada pelas atletas em representação da França, de Portugal, da Holanda e do Luxemburgo, por considerar que "responderam com mais prontidão".
Ary Spencer, emigrante neste continente, foi designado o dirigente responsável pela formação desta selecção que terá de apresentar uma equipa técnica para a construção de uma selecção para estar em Julho na "festa do desporto das ilhas".
Espera que "a selecção da Europa venha a trazer jogadores de alto gabarito para emprestar um maior brilho competitivo ao evento".
Para formalizar esta proposta, a direcção da ARFSS desloca-se, na próxima semana a França para acertar todos os pormenores da participação desta selecção no Torneio Inter-ilhas, prova que a selecção de Santiago detém o título, conquistado em 2009 na ilha de Santo Antão.
Recorde-se que para a edição deste ano, a organização pretende envolver as duas associações regionais de Santiago (Norte e Sul), pelo que se quer sensibilizar diversas autarquias do Norte e Sul da ilha para uma melhor sincronização deste projecto.

Expresso das Ilhas

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment